A TV por assinatura no Brasil fechou o primeiro semestre com crescimento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2009, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Só no mês de julho 217 mil pessoas aderiram ao serviço, um crescimento de 2,6% sobre o mês anterior. Isso fez com que o setor encerrasse a primeira metade do ano com 8,42 milhões de clientes.
Os serviços via satélite registraram maior aumento de adesões. Ao todo, foi um aumento de 4,8%, com a participação de mercado saltando para 41,5%, ou 3,2 milhões de assinantes.
Já a TV a cabo avançou 1,3%, perdendo fatia de mercado. Marcou 54,5% em junho, contra 56,5% em maio, totalizando no último mês em 4,6 milhões de assinantes.
A única queda em usuários absolutos ocorreu em serviços de microondas (MMDS), que recuou 0,2%, para uma participação de mercado de 4% – 340 mil assinantes.
30 milhões até o final do ano
Ainda neste ano, nove milhões de casas terão assinaturas de TV paga no Brasil. A estimativa foi feita pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e mostra que 30 milhões de pessoas terão acesso ao serviço em 2010.
Na comparação com 2009, o crescimento é expressivo, pois o país viu o ano passado terminar com 7,5 milhões de clientes da TV por assinatura. Apesar da alta, apenas 15% da população local possui o serviço, segundo o jornalista Daniel Castro.
O crescimento do serviço é ilustrado pelo balanço divulgado pela NET Serviços, que revela alta de 12% na base de assinaturas da empresa no segundo trimestre em relação a 2009. A NET, maior operadora do país, conta atualmente com 3,8 milhões de clientes, sendo que, em 2009, eram 3,4 milhões.
Com informações de Rodolfo Barbosa, Reuters
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