TV a cabo e redução de imposto estimulam banda larga

Constatação é de estudo elaborado pelo Ipea

Um estudo publicado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que uma redução de impostos é determinante para elevar o número de usuários de banda larga no Brasil. O levantamento diferencia estados que adotaram a isenção de ICMS sobre o acesso à web, como São Paulo, onde a tarifa chega a 30 reais (para conexões de 1 Mbps), de outros, que seguem cobrando o imposto, onde a mensalidade chega a 35 reais. Nesses, há maior dificuldade para propagação do serviço entre as faixas mais pobres da população.
15º Boletim Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta também que a atual oferta de serviços de TV a cabo é capaz de elevar em até 35% o número de assinantes de internet rápida em um município  atualmente, contudo, pouco mais de 270 cidades brasileiras contam com esses serviços.
Uma constatação do estudo: nos municípios que recebem as empresas provedoras de TV a cabo, a penetração da banda larga chega a 48%. Já em cidades não atendidas por aquela modalidade de TV paga, a taxa cai para 19%.
A explicação para isso está na estrutura do sistema, defende o coordenador-geral de Análise Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Alexandre Henriksen, que assina o documento. O modelo é capaz de aproveitar, para o acesso à web, os mesmos cabos utilizados pelos sistemas de TV por assinatura.
O documento também discute políticas de inclusão digital relativas ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), como novas formas de pagamento. Entre elas, está o modelo pré-pago – comum entre as operadoras de telefonia móvel –, além da opção de oferecer acesso baseado em faixas de horário.

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