TV a cabo e redução de imposto estimulam banda larga
Constatação é de estudo elaborado pelo Ipea
Um estudo publicado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que uma redução de impostos é determinante para elevar o número de usuários de banda larga no Brasil. O levantamento diferencia estados que adotaram a isenção de ICMS sobre o acesso à web, como São Paulo, onde a tarifa chega a 30 reais (para conexões de 1 Mbps), de outros, que seguem cobrando o imposto, onde a mensalidade chega a 35 reais. Nesses, há maior dificuldade para propagação do serviço entre as faixas mais pobres da população.
O 15º Boletim Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta também que a atual oferta de serviços de TV a cabo é capaz de elevar em até 35% o número de assinantes de internet rápida em um município – atualmente, contudo, pouco mais de 270 cidades brasileiras contam com esses serviços.
Uma constatação do estudo: nos municípios que recebem as empresas provedoras de TV a cabo, a penetração da banda larga chega a 48%. Já em cidades não atendidas por aquela modalidade de TV paga, a taxa cai para 19%.
A explicação para isso está na estrutura do sistema, defende o coordenador-geral de Análise Econômica da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Alexandre Henriksen, que assina o documento. O modelo é capaz de aproveitar, para o acesso à web, os mesmos cabos utilizados pelos sistemas de TV por assinatura.
O documento também discute políticas de inclusão digital relativas ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), como novas formas de pagamento. Entre elas, está o modelo pré-pago – comum entre as operadoras de telefonia móvel –, além da opção de oferecer acesso baseado em faixas de horário.
Postar um comentário
Não cite marcas de equipamentos caso contrário seu comentário não será postado e posteriormente não será lido.