Isso não é novidade, pois já tem um bom tempo que sinal digital de TV está sendo transmitido via satélite e hoje já temos uma boa quantidade de canais em vários satélites que podem ser sintonizados no Brasil. Porém preferi escrever sobre o assunto pois vi que o post do LNBF rendeu boas visitas, então preferi escrever o TV digital FTA. Essa vai ser a solução de TV digital para muitos brasileiros por um bom tempo é só reparar que algumas cidades não tem sequer sinal de TV VHF ou UHF decente. O mercado de TV digital via satélite só tende a se expandir.

Então porque não houve uma grande conversão pro sistema digital?

Simples, um certa emissora poderosa, simplesmente prefere manter seu sinal atrelado as tvs por assinatura, recentemente ela até adotou a chamada TV digital rural em algumas regiões do pais. Mais pra isso precisa pagar um preço alto por um receptor  só pra ver sua “novela”… Resumo nós a amamos e ela nos odeia. Tudo bem que tem umas desculpas que o sinal não tá liberado em todos os locais pra não prejudicar as emissoras locais (entenda-se operadoras de TV por assinatura).
Tenho certeza que ela que tem todo esse poder sobre o que o povo assiste, se tivesse adotado esse meio de transmissão desde o início, pode ter certeza que parabólica analógica seria minoria hoje.

Não dá pra ver o canal famoso de novelas mesmo assim compensa?

A resposta é sim, pois tem muita coisa melhor a maioria dos canais brasileiros estão disponíveis FTA nos satélites, interessante também são os canais das afiliadas nos estados que também transmitem sinal via satélite, isso sim é TV digital rural. Além do mais vira e meche tem afiliada deles como a de Minas que está FTA por um tempo.

O que preciso pra sintonizar os canais de TV digital via satélite?

Dá pra usar sua antena parabólica do sistema analógico, só o LNB se ainda for com servo motor tem que trocar para um LNBF, também precisará de um receptor para o sinal digital, um exemplo é o receptor Telesystem F11 que custa cerca de R$ 150,00. Não é preciso nem reposicionar a parabólica, pois o satélite que já usa para canais analógicos também tem canais digitais. Basta fazer uma busca cega e pronto.
O bom de fazer a conversão para o sinal digital só agora é já ter produtos muito bem testados e de melhor qualidade além de preços bem mais em conta, do que os dos inicio.
Para quem não abre mão dos canais analógicos ainda assim dá pra usar os dois receptores ou adquirir um Anadigi que funciona nos dois sistemas.
Para canais internacionais em alguns satélites pode ser necessário um LNB com polarização Circular e também ás vezes com uma banda passante maior.

Quais satélites posso apontar a antena?

A maioria dos canais brasileiros estão no satélite C2, C1 e B4, uma lista completa de canais por satélite está no site PortalBSD. Para sintonizar mais de um satélite você vai precisar de uma chave DiseqC (Digital Satellite Equipment Control) que deve ser adquirida de acordo com a quantidade de satélites que vai apontas as antenas, ex: 2X1, 4X1, 8X1, 16X1. O que vai decidir pra onde apontar suas antenas é qual canal quer assistir, é só espiar no portal BSD… Achou o canal do Brasil ou Internacional, veja qual satélite, que tipo de equipamento precisa e aponte a antena.

Exemplo de uso da chave Diseqc 4X1

A tecnologia da Tv Digital via Satélite está de acordo com a lei?

Sim trata se de sinal FTA (Free To Air) ou seja sinal livre (abertos) que é diferente de pirataria.

Quais antenas utilizar para receber o sinal digital?

Antena parabólica para banda C telada ou de fechada (fibra ou Chapa) as Focal Point, de preferência as grandes (>= 2,20m) e antena para banda KU (essas do tipo utilizadas pela Sky, Viaembratel e cia) as Off-Set, na verdade o que diferencia uma da outra é o LNBF sendo um para banda Ku e outro para banda C. Dá pra usar a antena de banda C para Ku utilizando um LNBF específico. Não é possível canais banda C em antenas banda Ku de 60cM.

Parabólica banda C telada

Parabólica fechada da marca Zirok de 1,5 Metros com LNB banda Ku

Parabólica Banda Ku da Marca Zirok

Antena parabólica rastreável com motor para fazer o posicionamento
Antena Rastreável – solução montada pelo amigo Roger
Tem um sistema chamado de caronas onde pode utilizar vários lnbs numa só antena parabólica. Por ex: C2 + C1 + B3 + B4. Inclusive tem kits a venda para facilitar a “gambiarra” e assim aproveitar ao máximo cada antena parabólica. Essencial um antena grande para se utilizar dessa facilidade.

Exemplo de antena com caronas

Quais receptores utilizar para receber canais FTA?

Tudo vai depender do seu sistema, se já tem uma TV de alta definição compre logo um receber pronto pra receber sinal Full-HD os receptores DVB-S2, caso contrário pode começar pelos mais baratos para receber canais SD (Standard Definition) receptores DVB-S. Prefira também os que tem entrada USB e que leia arquivos de Vídeos, música e fotos, além de poder gravar a programação (PVR – Gravador pessoal de vídeo programável) sendo mais um diferencial poder assistir filmes. Se quer canais analógicos tem também tem os anadigitais. Se você ama o canal da bolinha veja no site se o sinal é liberado na sua cidade e pague caro num receptor TVDR com GPS. Se quer ter canais digitais FTA no PC tem algumas opções de placas PCI padrão DVB-S /S2.
Recomendações: Pelo que vi nos comentários,  fuja dos anadigi, se precisar dos canais analógicos (A Groba) adquira um receptor analógico, e de preferência compre um digital compatível com DVB-S2, mesmo que tenha uma TV de tubo, isso devido a compatibilidade com muitos canais que estão nesse padrão incluindo Band HD e RedeTV HD. E sua TV de tubo logo vai ser substituída mesmo! E não vamos confundir DVB-S2 com sinal HD, o que acontece é que o padrão DVB-S2 permite melhor compactação, então está sendo adotado por muitas emissoras. Logo é importante ter um aparelho que receba os dois tipos! Só que DVB-S2 não será definitivo, logo teremos novidades… Assim é a tecnologia!
Antes de adquirir um receptor sugiro que visite fóruns especializados como O HTforum.com e o Vcfaz.com, e veja os pontos fortes e fracos de cada receptor, e assim tomar sua decisão!
Alguns modelos de receptores a venda no Mercado Brasileiro (lista aleatória)
  • TeleSystem F21 – DVB-S2
  • Telesystem F11 – DVB-S
  • Orbisat Digital Plus S2200 – Anadigi DVB-S
  • Amplimatic ET 7100 – Anadigi DVB-S
  • Amplimatic  ET 7000 – DVB-S
  • Century DSR1900s – DVB-S
  • Century DSR1900 HD – DVB-S2
  • Century MidiaBox SHD7000 – DVB-S2 e analógico o primeiro 3 em 1
  • Visiontec VT4000-A – DVB-S
  • Visiontec  VT3100-C – DVB-S
  • Logicasat LS200 – DVB-S
  • Logicasat LS 300 – DVB-S
  • Elsys TVDR – DVB-S2 -> Esse pega Globo Tv Digital Rural, nas áreas com cobertura.
  • Azamerica S900HD, S920HD – DVB-S2
  • Azbox Ultra HD, Premium HD+, Premium HD, Elite HD, Bravoo HD, AZBox Me, miniMe – Todos DVB-S2
  • Cromus HD CHD11B – DVB-S2
  • Zinwell DVB-S2 e Zimwell Combo ISDB-T + DVB-S2
  • Coship N6760 – DVB-S2
  • Ekotech ZDX-650CN – Combo ISDB-T + DVB-S2
  • Bedin Sat BS5000 – Anadigi DVB-S
  • Plasmatic RP 700 SLIM – DVB-S
  • Plasmatic  RP 710 SLIM – Anadigi DVB-S


Créditos: Clicando Aqui!!!

Postar um comentário

  1. Olá comprei um recepto digital Ful Hd aquarios e gostaria de saber se posso usar uma antena da Sky que está inutilizada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas você deve ver qual satélite tem mais canais digitais e HDs abertos em banda ku.

      Excluir
  2. boa tarde, excelente o que tu escreveu, só fiquei com duvida se é possivel utilizar o velho azbox para pegar o sinal da parabolica comum com qualidade digital?

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber qual é o melhor canal da parabolica para sintonizar e posteriormente alcançar a globo minas em hd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha para sintonizar o C2 é melhor o SBT Digital, mas a Globo Minas HD dúvido muito que eles abriram o sinal.

      Excluir
  4. bom em média quantos custa uma antena que pegue todos os canais e seu equipamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia pois depende do tamanho da antena e de quais equipamentos você quer se é analógico e digital se só digital se é HD o tamanho da antena 1.70; 1.90; 2.00 etc e se é mono ou multiponto

      Excluir
  5. Quero comprar uma antena para ter todos os canais sem problemas, tanto analógicos, digitais ou HD. Qual antena é melhor? Fechada ou Telada? Com uma antena fechada de 1,80 eu consigo pegar todos os canais bem? E a telada de 2,30 também? Estou pensando em comprar somente um receptor 3x1. O que você acha? E tem como eu usar uma antena deixada pela Sky aqui em casa? Ela está completa, com todos os cabos, será que se eu comprar um receptor digital consigo pegar os canais da banda KU ou tenho que fazer algo mais? Desculpe tantas perguntas... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a fechada é melhor de 1,80 tá bom o tamanho a telada de 2,10 pra cima, o receptor 3 x 1 Analógico, Digital e HD também está bom, Sim a antena da SKY deixada em sua casa pode ser usada no mesmo receptor da parabólica que você pretende comprar só que aí você terá que adicionar uma chave diseq'c e usará as 2 ao mesmo tempo e terá mais canais...

      OBS:Para ter mais canais aponte a banda C pro C2 ou B4 (ou o satélite que você quer) e a banda ku (SKY) você vê qual satélite tem mais canais brasileiros e aberto nesse sistema.

      Excluir
  6. ola tenho 2 antenas parabolica e oi tv.queria um receptor q pegue os canais por assinatura sem ter q pagar.qual receptor comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não posso te indicar nenhum aparelho pirata pois é ilegal!

      Excluir
  7. Gostaria de saber qual o melhor receptor para usar a antena parabolica e a antena sky juntas para pegar mais canais e se vc sabe quantos e quais canais vai pegar desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mídia Box da Century e tem o lemon também que tenha HD também, quanto aos canais não posso te confirmar quantos tem pois entra e sai canal direto e depende do satélite que você vai apontar o está apontada...

      Excluir
    2. tenho midiabox 7100, no satelite staronec1 banda C se mirar a antena la pega os canais abertos,inclusive globo hd fta?agradeço.

      Excluir
    3. Amigo no C1 tem um mux da Rede Globo HD mas repito está aberto podendo codificar a qualquer momento...

      Excluir
    4. tenho uma de 2.00 metros se nao for e quase,da para fazer o carona b4+[C2]+C1.

      Excluir
  8. me manda tabela de canais digitais por vafor

    ResponderExcluir
  9. GOSTARIA DE SABER SE EU ADQUIRIR UMA ANTENA DA SKY LIVRE CONSEGUIREI PEGAR A TV DIÁRIO DE MOGI DAS CRUZES.
    MORO NO MUNICIPIO DE POÁ - SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo tendes que ligar para a SKY e verificar se a disponibilidade do sinal da TV Diário para sua região...

      Excluir
  10. Tenho assinatura da Sky e gostaria de saber se eu poderia usar o Midia Box 7100 juntamente com a Sky. Caso positivo como fazer a conexão com a antena?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Tenho assinatura da Sky. Gostaria de saber se poderia conectar o midiabox 7100 na mesma antena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junto só com o LNBF multiponto e não irá pegar os canais da sky só os que estiverem abertos...

      Excluir
  12. amigo o azbox bravo + na band Ku decodifica os sinais dos canais FTa em especial a "zoiuda"a grande toda poderosa" e o o canal do patrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O canal a que você se refere é codificada então sim decodifica.

      Excluir
  13. Amigo, tenho uma antena da Sky e um receptor da century Br2014 slim... Gostaria de saber se da certo pra pegar o sinal da antena parabólica com esses equipamentos... Muito obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pois a da sky é ku e a parabólica é banda c. além disso o seu receptor é analógico.

      Excluir
  14. amigo. Boa noite. O receptor lemon hd diz que recebe banda ku. Tenho uma antena da sky funcionando. posso utilizar mesmo esse receptor na mesma antena? Vai funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim funcionará se apontar para algum satélite que tenha o sinal HD no sistema Ku e que não seje codificado(pago).

      Excluir
  15. Qual antena e receptor preciso comprar para receber o sinal da tv cultura do Pará que que utiliza o StarOne C12/NSS 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer antena parabólica de pelo menos 1,90 mts e um receptor DVB-S e DVB-S2.

      Excluir
  16. Estou com a seguinte situação:Estou com um receptor sky,modelo de uns 4 anos atrás,foi pouquíssimo usado,semi-novo,não queria joga-lo fora,ouvir dizer que é possível usa-lo para sintonizar canais de banda c,neste caso como faria?Possuo uma antena telada.O quê eu precisaria mudar nela?Toda informação será bem vida.

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia.
    Alguem pode me ajudar, eu comprei um receptor analogico e digital da cromus, muito bom estou gostando, mas gostaria de saber se alguém poderia me ajudar? quero ligar 4 LNBF em dois receptor digital, alguém tem algum modelo ou quantas chaves irei precisar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente se o sistema for só Banda C você precisará de 4 LNBFS Multiponto e em cada um, 1 divisor de alta e uma chave diseq'c para cada receptor; agora se for Banda C e Banda Ku você irá precisar de LNB Duplo ou Quadruplo para "dividir" o sinal e 1 chave diseq'c para cada receptor... Qualquer dúvida envie uma mensagem pelo formulário que podemos ajudar melhor por lá...

      Excluir
  18. Help pessoal! Foi construído um prédio de 13 andares ao lado do meu que só tem 6 andares. Resultado: mataram meu sinal. Só consigo assistir uns 3 ou 4 canais razoavelmente. Já coloquei amplificador e nada. Tem com eu direcionar a parabólica para outro satélite para pegar os canais abertos? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o que você pode tentar fazer é mudar o local da parabólica para um que tenha mais "visibilidade" com o satélite, caso não haja esse local instale a antena no modo invertido e funcionará.

      Excluir
  19. Boa tarde eu tenho uma antena parabólica century, e um receptor claro TV como faco para utilizar o receptor na antena parabólica century e assistir os canais analógicos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só conseguirá se o receptor for o prata com a logo da Via Embratel, os demais não funcionam.

      Excluir
  20. Tenho uma antena off set e um receptor da oi tv que não foram recolhidos no fim do contrato. Como usar esse equipamento para sintonizar canais FTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse equipamento é inútil, pois não dar para modificar ou configurar em outros satélites como o da SKY.

      Excluir
  21. boa noite pessoal, li o que escreveram e achei muito interessante, mas tenho uma dúvida. Tenho um receiver nazabox cable+ , ele possui qualidade DVB, gostaria de saber se posso usá-lo tanto na banda C quanto na KU ?? Toda ajuda será bem vinda e desde já agradeço, pois não sei como lidar com este aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim com uma chave diseq'c você liga os dois tipos de antena em um receptor só.

      Excluir
  22. minha mãe mora na zona rural na bahia ela usa parabolica telada do tipo century quero saber se posso usar um receptor digital se sim quais. se tem alguma antena que pega digital na zona rural... e como saber pra qual satelite apontar. desde de já obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode usar qualquer receptor via satélite digital e/ou hd. Existe vários satélites com canais digitais grátiis.

      Excluir
  23. Roberto, Excelente trabalho. Comprei um Megabox Mg7HD DVB-S2 com destino ao sítio. É um receptor coreano com input via cabo em wifi e dois inputs turners 1 e 2 para as antenas. Instalei aqui em casa no cabo - WiFi e ficou horas com uma imagem sensacional e não travou uma vez sequer. Instalei lá no sítio em uma antena Sky 60 cm... consegui baixar os canais do Amazonas, mas só pegava a TV Aparecida. Consegui a Claro, mas só sintonizava o canal da Claro. Tentei o Star o one, baixou os canais, mas todos codificados. A minha intenção foi sintonizar canais da banda KU. Tentei de tudo menos a busca cega... Além desta antena tenho outra da Avibrás Macaiber 2,80 m e três LNBS um para banda C e dois banda KU monoponto duplo. Quais as suas sugestões? E, minhas possibilidade? Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu colocaria na banda C os satélites C1,C2,C3. Na banda ku colocaria o Hispasat, Estrela do sul ou C1.

      Excluir
  24. boa tarde... preciso de ajuda, estou sem televisão pois discordei dos valores impostos pela NET para pagamento. Eu tenho uma antena da Sky na minha casa sem uso e uma parabolica tambem, é possível eu aproveita-las e poder ter acesso a tv novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a parabólica e um receptor de via satélite você consegue ter vários canais abertos e de graça. Lembrando não terá nenhum canal pago.

      Excluir
    2. boa noite!
      como eu faço para usar meu receptor da claro tv na minha antena parabólica telada para ter acesso a canais abertos.

      Excluir
  25. Moro em Lages sc, gostaria de saber se algum receptor para que eu pegue a RBS Joaçaba pela parabólica.

    ResponderExcluir
  26. oi tenho um recptor digital american bird , gostaria de saber se posso usar uma antena banda ku nele e como faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, é só apontar a antena para o satélite desejado e configurar no receptor o nome do satélite, polarização, posição, e banda.

      Excluir
  27. Olá boa noite! Se puder me orientar agradeço. Tenho uma antena da claro de 60cm com lnb. Gostaria de comprar um Receptor Cromus Digital DVB-S Bandas C e Ku / Analógico Banda-C - Vai pegar os canais abertos digitais e alguns analógicos? E para onde apontar, mesma direção das parabólicas teladas? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sinal analógico não pode ser captador com qualidade por antenas banda ku, além do lnb deles, segundo a questão de para onde apontar vária de gosto por canais.

      Excluir
  28. amigo tenho um receptor da claro tv, e gostaria de saber se tem como usá-lo na parabólica para pegar os canais da parabólica aberta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá de uma passada em nosso canal no youtube e veja se seu receptor é igual ou de alguns dos modelos citados e siga as instruções.

      Excluir
  29. Qual o receptor compativel com esta antena de 60 cm da via embratel para pegar os canais livres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alberto, bom no caso dos canais FTA não é preciso usar uma antena ofset,uma vez que o sinal já é liberado, se sua TV é dessas mais modernas basta instalar uma antena comum, tipo aquela "espinha de peixe", mas se não for vc precisa de um conversor, ou com um mídia box instalado à uma antena parabólica telada vc terá os canais digitais abertos. Obrigado e boa sorte.

      Excluir
  30. Amigo bom dia, li sua materia e gostei das explicações.Tenho uma antena parabolica fechada e um receptor century 9100 antigo, na mesma posição que esta a antena se eu trocar o LNBF e colocar um MIDIA BOX, terei que fazer algum ajuste??? Posso colocar um divisor e usar o analogico e o digital na mesma posição. ?
    Desde já agradeço. abraços Sergio Eurico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sérgio, bom se sua antena for de 1,50 mt, então vc provavelmente está sintonizado no "BrasilSat B4", satélite da banda C, neste caso vc pode ter os sinais analógico e digital sem alterar o apontamento da antena, basta instalar um divisor e distribuir os cabos, só lembrando que no caso de usar um mídia box vc terá que fazer busca de canais, que acredito seja simples, pois os receptores mídia box têm "busca automática. Obrigado e boa sorte.

      Excluir
  31. Ola,a minha tv ja tem o conversor digital intregado, se eu comprar uma antena ku resolve ou eu tenho q comprar o receptor junto.

    ResponderExcluir
  32. Tenho assinatura da sky e gostaria de saber se é possível usar o mídia box 7050 juntamente com sky se possível como conectar?

    ResponderExcluir
  33. Olá, aqui em casa pega mal e so 1 canal em HD, mas tem uma antena parabólica de tela instalada e outra fechada. Eu li que é possivel usá-las, mas nao entendi como se faz. Tem como me ajudar e mandar um passo a passo pro meu email: agrcanske@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. TENHO UMA ANTENA DA SKY COM SAIDA PRA 2 RECEPTORES, POREM QUE PRECISO DIVIDIR PRA 3 COMO FAZER QUE APARELHO DEVO COMPRAR?

    ResponderExcluir
  35. Ganhei um receptor SB12,posso usar para receber estes canais com mini parabolica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o canal do cliente. Só pegará algum canal se vc tiver uma parabólica banda c.

      Excluir
  36. Olá tenho um aparelho aquarios hdtv posso instalar na antena sky

    ResponderExcluir
  37. Olá, tenho uma antena banda C de tela e uma parabólica banda KU de uma operadora de celular e a minha pergunta é:
    Tem como usar a antena com banda KU e o receptor da parabólica com banca c?

    ResponderExcluir

Não cite marcas de equipamentos caso contrário seu comentário não será postado e posteriormente não será lido.

 
Top